segunda-feira, 21 de março de 2011

ATIVIDADES

ATIVIDADE 1
ATIVIDADE 2
ATIVIDADE 3
ATIVIDADE 4

PRÁTICA 6 - EXPLICAÇÃO COMPLEMENTAR - EXERCÍCIO 6

 A resposta para este exercício segue a mesma linha de raciocínio, basta fazer 2^número_de_bits.
Assim uma senha com apenas 1 bit, seria 0 ou 1. Portanto muito fraca.
Já uma senha com 2 bits, terá quatro senhas: 00,01,10 e 11. Melhora um pouco, mas ainda é fraca.
Já uma senha com 5 bits , terá 2^5 senhas ou seja 32 senhas. Melhora, embora continue fraca. pois em 32 tentativas será descoberta a senha.
Mas siga esse raciocínio e descubra quantas senhas diferentes podem ser construída com 10, 20  ou mais bits.


domingo, 20 de março de 2011

PRÁTICA 6 - EXPLICAÇÃO COMPLEMENTAR - EXERCÍCIO 4

Esse exercício também pode ser feito usando o mesmo raciocínio do primeiro Exercício.
Se tivermos apenas 1 bit, nossa imagem seria monocromática, com partes pretas ou brancas apenas. Neste caso por exemplo o O seria usado para dizer que não tem cor, portanto branco,  e 1 seria usado para informar que tem cor preta.
Com 4 bits podemos ter uma imagem com 16 tons de cinza no formato bmp.
Com 8 bits já podemos ter 256 cores para uma imagem mapeada em bit no formato bmp.
Use o mesmo raciocínio  para resolver o problema, note que você deve desprezar os bits usados para transparência, eles não alteram a cor, apenas o nível de transparência.


PRÁTICA 6 -EXPLICAÇÃO COMPLEMENTAR (EXERCÍCIO 3)

Para parte 3 da Prática 6 use a mesma idéia do exercício anterior.
 Exemplo se o código ASCII usasse  apenas 5 bits, então teríamos 32 combinações, ou 32 dados, as 26 letras e mais 6 algarismos apenas.

PRÁTICA 6 -EXPLICAÇÃO COMPLEMENTAR (EXERCÍCIO 2)

Para responder esta pergunta basta pensarmos que cada bit só pode ter dois estados: 0 ou 1.

Assim se temos 1 bit, só podemos endereçar duas máquinas, um máquina teria endereço 0 e a segunda 1.
Mas  se temos 2 bits, podemos ter o dobro de endereço diferentes da anterior. Podemos ter:

endereço 00 - Máquina 1
endereço 01 - Máquina 2
endereço 10 - Máquina 3
endereço 11 - Máquina 4

Se continuarmos esse raciocínio podemos montar uma tabela com abaixo

  
nbits
combinações
1
2
2
4
3
8
4
16
5
32
6
64
7
128
8
256
9
512
10
1.024
11
2.048
12
4.096
13
8.192
14
16.384
15
32.768
16
65.536
17
131.072
18
262.144
19
524.288
20
1.048.576
21
2.097.152
22
4.194.304


Onde a quantidade de combinações representa a quantidade de endereços diferentes que são possíveis de criar com nbits( =quantidade de bits). Note que a cada linha avançada, a quantidade de combinações é igual o dobro da anterior.
Assim se o IP tivesse apenas 10 bits, daria apenas para endereçar no máximo 1024 máquinas.
Se fosse 20 bits , daria para endereçar 1048576 máquinas.
Para responder, basta  continuar a tabela até encontrar as respostas para 32 bits e 128 bits.
Esse raciocínio funciona, mas você verá que ficará  com uma tabela enorme. Que tal descobrir uma regra  que simplifique esse cálculo. Basta pensar um pouquinho, você consegue.

PRÁTICA 6 -EXPLICAÇÃO COMPLEMENTAR (EXERCÍCIO 1)

Na parte 1 da Prática 6e você deve ter em mente que cada mídia tem a sua própria capacidade e que cada música no formato mp3  necessita em  média de 4 Megabytes assim  pode ser feito a seguinte  tabela para resolver o problema. Dividindo o tamanho(=capacidade) da mídia  em megabytes pelo tamanho  médio em megabytes da música em mp3 

TAMANHO EM MEGABYTES
DISQUETE
MÚSICA
1,44
4
Qtde. DE MÚSICAS
=1,44/4= 0,36


TAMANHO EM MEGABYTES
CD-ROM
MÚSICA
700
4
Qtde. DE MÚSICAS
=700/4= 175


TAMANHO EM MEGABYTES
DV-ROM
MÚSICA
4700
4
Qtde. DE MÚSICAS
=4700/4= 1175







terça-feira, 15 de março de 2011

O COMPUTADOR E AS IMAGENS

Uma câmera digital de 1 MegaPixel significa que tem uma área de 1 Milhão de Pixels. Como os sensores das câmeras  são dispostos na forma retangular é comum termos valores como mostrado na tabela abaixo, onde  a largura e a altura estão relação de 4:3 ou 3:2.


ALTURA
LARGURA
BYTES
MEGABYTES
1280
1024
1310720
1,25
2048
1536
3145728
3,00
3624
2448
8871552
8,46



Assim uma foto ou imagem quando gravada  no formato  bmp ocupa muito espaço, por isto as imagens e fotos em uma câmera digital são gravadas no formato jpg que reduz em aproximadamente 10 vezes o tamanho do arquivo. Para fazer isto o arquivo  no formato jpg usa de um método de compactação de forma a manter um certo grau de qualidade da imagem mesmo reduzindo o tamanho do arquivo.

Além do formato BMP e JPG temos vários outros formatos de imagens. Cada formato tem as suas características próprias, mas podemos destacar mais dois formatos: PNG e GIF.

O formato PNG-Portable Network File  é um formato que permite ter uma cor transparente, isto permite criar logotipos de formatos irregulares.  Note que no logotipo exibido abaixo,  não há um contorno retangular


Figura 1- Logotipo


O formato GIF é usado  para imagens com poucas cores como para  ícones, pequenas animações ou imagens com áreas extensas de cores chapadas( mesma cor).


Figura 2 - Animação gif



O COMPUTADOR E OS TEXTOS

O texto para computador compreende uma sequencia de caracateres que envolve todas as letras de A até Z mais os algarismos  0 até 9. E devemos acrescentar a essa lista os caracteres especiais, tais como os sinais de !, , ; entre outros.
Para o computador guardar e manipular essas informaçõe foi criado o código ASCII  que associa uma sequencia de 7 ou 8 bits dependendo da versão a cada representação, veja um exemplo de uma tabela de código ASCII:

Figura 1- Trecho da Tabela de Cóodigo ASCII
Note que a letra A corresponde ao número 41 em Hexadecimal ou o número 65 em decimal.
Essa forma de guardar os dados é usada por arquivos texto feito pelo bloco de notas por exemplo Esses arquivos são considerado arquivos textos puros, ou seja não armazenam o tipo de letra, o tamanho da letra, apenas o código da letra.

Faça um texto, abra o bloco de notas e em vez de digitar as letras ABC da forma tradicional pelo teclado use a tecla ALT seguida  dos números 65, 66 e 67. O que você acha que será exibido na tela pelo computador.Em seguida salve  o arquivo como abc.txt

Usando um programa especial chamado HexView, podemos visualizar o  conteúdo do arquivo txt e comprovar que o computador guardará os códigos em hexadecimal  como sendo 41H,42H e 43H. Veja a ilustração abaixo:

Figura 2- Veja no por dentro do arquivo texto

O arquivo de texto pode ter extensão de arquivo diferente de txt. Esses arquivos são usados para escrever programas  em linguagem tais como Linguagem Java, Pascal, C#, Visual Basic .NET,HTML entre outros. Quando usados para esses fins, esses arquivos são editados tanto no bloco de notas como em um ambiente especializado. No ambiente especializado, usado pelos  programadores, os arquivos tem características especiais que facilitam a criação, edição  dos programas, No entanto, quando editados no bloco de notas, não há nenhum facilidade. Assim vale lembrar que o texto de um programa no  Word não pode ser usado para programar, porque o Word grava mais informações além dos códigos de cada caractere. O Word grava informações como o tipo de fonte, cor da fonte entre outras informações e essas informações não podem ser interpretadas pelo programa.

Faça um teste simples: Digite o texto abaixo em um bloco de notas e salve como abc.htm e abra o arquivo com um browser, tal como o Internet Explorer, Google Chrome ou similar.

<html>
<head>
<title>Teste 2011</title>
</head>
<body>
<h1>Informática Básica</h1>
<p>Conhecendo os segredos dos bits e bytes</p>
<ol>
<li>Bit- Binary Digit</li>
<li>Byte - Bynary eight</li>
</ol>
</body>
</html>


Voilá. O que será exibido?

O COMPUTADOR NUNCA ESQUECEU SUA ORIGEM: NÚMEROS

O computador surgiu para o mundo dos números, das contas, dos cálculos.  Surgiu para resolver os problemas de engenharia, de como calcular a trajetória de um mísssil ou coisa parecida, ou como  decifrar um código do inimigo.
À medida que o tempo passou, o computador passou a trabalhar com texto, aúdio, imagem, animação, vídeo, mas o computador nunca esqueceu suas origens: os números.
Se olharmos com mais detalhes como essas novas  coisas são processadas, veremos que o computador continua a trabalhar com números, ou em outras palavras com a representação binária. Tudo que é armazenado, salvo, modificado pelo computador, seja texto, imagem,aúdio ou vídeo, continua sendo um amontoado de bits. O que muda em cada situação é a interpretação que se faz.
Nas próximas postagem estarei abordando um popuco sobre isto, ou seja como o computador armazena na forma binária as informações de texto, imagem, aúdio e vídeo.

PRÁTICA 6 - A CAPACIDADE DAS MÍDIAS


Aqui para nós, neste momento o termo mídia, se refere aos meios de armazenamento de dados,  como disquete, CD, DVD, Blu-ray e pen-drive.


6.1.Se uma música mp3 de 4 minutos necessita de 4 MegaBytes quantas músicas eu posso guardar  em: (Ver link) (DICA)
  1. Disquete 3 1/2 polegada (1,44 MegaByte)
  2. CD-ROM (700 MegaBytes)
  3. DVD-ROM Face Simples (4,7 MegaBytes)
  4. Blu-Ray -Face Simples (25 GigaBytes)
  5. Pen-Drive de 4 GigaBytes
  6. IPod de 512 MegaByte
2. Se cada máquina na Internet possui um número IP(Internet Protocol)  quantas  máquinas podem ser enderaçadas se usarmos: (DICA)
  1. Endereço IP  versão 4 de 32 Bits
  2. Endereço IP  versão 6 de 128 bits
3. Quantos dados diferentes podem ser representados para armazenar dados alfanuméricos (letras, números e caracteres especiais)  se usarmos o código: (DICA)
  1. ASCII(American Styandard Code for Interchange Information) de  7 bits
  2. ASCII(American Styandard Code for Information  Interchange) de  8 bits
  3. UNICODE ( Universal Code) de 16 bits

4. No formato RGB, quantas cores diferentes podem ser representadas  se usarmos: (DICA)
  1. 32 bits - 24 para cores  e 8 bits para níveis de transparência
  2. 16 bits - 12 para cores e  4 bits para níveis de transparência
5 . Quantos níveis de cinza podem ser representados se usarmos
  1. 8 bits
  2. 16 bits
6. Quantas combinações diferentes senhas binárias é possível criarmos,  se usarmos senha de:
  1. 8 bits
  2. 12 bits
  3. 16 bits
  4. 48 bits
  5. 128 bits

segunda-feira, 14 de março de 2011

PRÁTICA 5 - CONVERSÃO DE DECIMAL PARA BINÁRIO

Faça as conversões dos números decimais abaixo. Use o método 1 ou método 2




DECIMAL
BINÁRIO

DECIMAL
BINÁRIO

DECIMAL
BINÁRIO
1
2

6
100

11
66

2
20

7
250

12
51

3
22

8
0

13
80

4
36

9
255

14
93

5
200

10
123

15
33