Um arquivo bmp(bit mapped ) que significa mapeado em bit guarda as informações de imagem com sendo uma matriz quadricular onde cada célula guarda 3 bytes de informação:
- 1 byte para o nível da cor vermelha,
- 1 byte para o nível da cor verde
- 1 byte para o nível da cor azul.
Cada célula da matriz corresponde a menor informação de cor e é definida como PIXEL(PIcture ELement). Assim uma imagem que tenha 1440 pixels de largura por 990 pixels de altura terá exatamente a quantidade correspondente ao produto desses dois valores:
Veja os valores no exemplo. Quando multiplicamos a largura 1140 por altura 900 obtemos 1296000 pixels.
Como para cada pixel, o computador gasta 3 bytes, basta multiplicarmos esse resultado por 3 para obtermos o valor do tamanho do arquivo em bytes. Se desejarmo o tamanho do arquivo em Kilobytes, basta dividirmos o resultado por 1024. E se dividirmos novamente por 1024, obtemos o valor do arquivo em Megabytes.
LARGURA | ALTURA | pixels | |
1440 | 900 | 1296000 | |
3 | bytes/pixel | ||
3.888.000 | bytes | ||
3796,875 | Kilobytes | ||
3,707885742 | MegaBytes |
Figura 1 - Fórmulas para o cálculo do tamanho da imagem |
SÉRIE DE EXERCÍCIOS
IMAGEM EM BMP | 3 BYTES POR PIXEL | ||||
DIMENSÕES (PIXELS) | TAMANHO EM | ||||
LARGURA | ALTURA | BYTES | KILOBYTES | MEGABYTES | |
1 | 800 | 600 | |||
2 | 400 | 300 | |||
3 | 1024 | 768 | |||
4 | 100 | 150 | |||
5 | 200 | 150 | |||
6 | 1440 | 960 | |||
7 | 1200 | 960 | |||
8 | 200 | 250 | |||
9 | 300 | 400 | |||
10 | 900 | 500 |
Nenhum comentário:
Postar um comentário