Um arquivo bmp(bit mapped ) que significa mapeado em bit  guarda  as informações de imagem com sendo uma matriz quadricular onde cada célula guarda 3 bytes de informação:
- 1 byte para o nível da cor vermelha,
 - 1 byte para o nível da cor verde
 - 1 byte para o nível da cor azul.
 
Cada célula da matriz corresponde a menor informação de cor  e é definida como PIXEL(PIcture ELement). Assim uma imagem que tenha 1440 pixels de largura por 990  pixels de altura terá exatamente  a quantidade correspondente ao produto desses dois valores:
Veja os valores no exemplo. Quando multiplicamos a largura 1140 por altura 900 obtemos 1296000 pixels.
Como para cada pixel,  o computador gasta 3 bytes, basta multiplicarmos esse resultado por 3 para obtermos o valor do tamanho do arquivo em bytes.  Se desejarmo o tamanho do arquivo em Kilobytes, basta dividirmos o resultado por 1024. E se dividirmos novamente por 1024, obtemos o valor do arquivo em Megabytes.
LARGURA  | ALTURA  | pixels  | |
1440  | 900  | 1296000  | |
3  | bytes/pixel  | ||
3.888.000  | bytes  | ||
3796,875  | Kilobytes  | ||
3,707885742  | MegaBytes  | 
| Figura 1 - Fórmulas para o cálculo do tamanho da imagem | 
SÉRIE DE EXERCÍCIOS
IMAGEM EM BMP  |     3 BYTES POR PIXEL  |   ||||
DIMENSÕES (PIXELS)  |    TAMANHO EM  |   ||||
LARGURA  |    ALTURA  |    BYTES  |    KILOBYTES  |    MEGABYTES  |   |
1  |    800  |    600  |    |||
2  |    400  |    300  |    |||
3  |    1024  |    768  |    |||
4  |    100  |    150  |    |||
5  |    200  |    150  |    |||
6  |    1440  |    960  |    |||
7  |    1200  |    960  |    |||
8  |    200  |    250  |    |||
9  |    300  |    400  |    |||
10  |    900  |    500  |    |||
Nenhum comentário:
Postar um comentário