segunda-feira, 14 de março de 2011

O CÓDIGO SECRETO DOS COMPUTADORES

 Os computadores são máquinas que tem  a sua própria forma de trabalhar  e manipular informação. A linguagem dos computadores teve que se adaptar ao que as máquinas conseguem trabalhar, assim os computadores foram construídos usando a linguagem binária, onde  o bit representa a menor informação possível de ser representada e qualquer outra informação é apenas uma sequencia de  bits. Tudo no computador são apenas bits um ao lado do outro, nada mais.
A palavra bit deriva da contração do termo inglês  binary, que significa dígito binário.A palavra binário se refere a dois, no caso os dois estados que um bit pode assumir: 0 e 1. Essa forma de representar usando um dígito binário, corresponde do  ponto de vista matematico   a um sistema de base 2. O computador usa a representação binária pela sua facilidade de representação internamente pelos circuitos eletrônicos, pois o o valor 0 pode ser representado por um valor de tensão elétrica de 0 volts, enquanto que o valor 1 pode ser representado por um valor de tensão elétrica de 5 volts, ou qualquer outro conjunto de dois níveis distintos de tensão elétrica. Lembre-se o computador é uma máquina baseada em componentes eletrônicos.

Figura 1- Número 65 decimal em Hexadecimal e  Binário
Como a linguagem binária cria uma sequencia de bits, os valores binários do computador quando exibidos representam uma sequencia muito longa. Como forma de contornar um pouco esse problema, é muito comum encontrarmos os números binários representados como números hexadecimais, onde cada grupo de quatro bits representa um número hexadecimal.
No exemplo mostrado o número 65 na base 10 é representado como 41 em hexadecimal e  0100 0001 em binario.

Nenhum comentário:

Postar um comentário