terça-feira, 15 de março de 2011

O COMPUTADOR E OS TEXTOS

O texto para computador compreende uma sequencia de caracateres que envolve todas as letras de A até Z mais os algarismos  0 até 9. E devemos acrescentar a essa lista os caracteres especiais, tais como os sinais de !, , ; entre outros.
Para o computador guardar e manipular essas informaçõe foi criado o código ASCII  que associa uma sequencia de 7 ou 8 bits dependendo da versão a cada representação, veja um exemplo de uma tabela de código ASCII:

Figura 1- Trecho da Tabela de Cóodigo ASCII
Note que a letra A corresponde ao número 41 em Hexadecimal ou o número 65 em decimal.
Essa forma de guardar os dados é usada por arquivos texto feito pelo bloco de notas por exemplo Esses arquivos são considerado arquivos textos puros, ou seja não armazenam o tipo de letra, o tamanho da letra, apenas o código da letra.

Faça um texto, abra o bloco de notas e em vez de digitar as letras ABC da forma tradicional pelo teclado use a tecla ALT seguida  dos números 65, 66 e 67. O que você acha que será exibido na tela pelo computador.Em seguida salve  o arquivo como abc.txt

Usando um programa especial chamado HexView, podemos visualizar o  conteúdo do arquivo txt e comprovar que o computador guardará os códigos em hexadecimal  como sendo 41H,42H e 43H. Veja a ilustração abaixo:

Figura 2- Veja no por dentro do arquivo texto

O arquivo de texto pode ter extensão de arquivo diferente de txt. Esses arquivos são usados para escrever programas  em linguagem tais como Linguagem Java, Pascal, C#, Visual Basic .NET,HTML entre outros. Quando usados para esses fins, esses arquivos são editados tanto no bloco de notas como em um ambiente especializado. No ambiente especializado, usado pelos  programadores, os arquivos tem características especiais que facilitam a criação, edição  dos programas, No entanto, quando editados no bloco de notas, não há nenhum facilidade. Assim vale lembrar que o texto de um programa no  Word não pode ser usado para programar, porque o Word grava mais informações além dos códigos de cada caractere. O Word grava informações como o tipo de fonte, cor da fonte entre outras informações e essas informações não podem ser interpretadas pelo programa.

Faça um teste simples: Digite o texto abaixo em um bloco de notas e salve como abc.htm e abra o arquivo com um browser, tal como o Internet Explorer, Google Chrome ou similar.

<html>
<head>
<title>Teste 2011</title>
</head>
<body>
<h1>Informática Básica</h1>
<p>Conhecendo os segredos dos bits e bytes</p>
<ol>
<li>Bit- Binary Digit</li>
<li>Byte - Bynary eight</li>
</ol>
</body>
</html>


Voilá. O que será exibido?

Nenhum comentário:

Postar um comentário